sábado, 29 de agosto de 2009

Um novo mundo

Joseane Martinuzzi Ibaldo
Jornalista
Sócia-fundadora do RC Lavras do Sul Terra do Ouro

Tenho a impressão de que, de tempos em tempos, a vida da gente é invadida por um desejo avassalador de mudança. É a hora em que procuramos alguma coisa capaz de nos redescobrir. E essa busca, embora não sendo fácil, é rica em significados e aprendizagens. É através dela que exercitamos o auto-conhecimento.
Esse caminho, eu trilhei por alguns meses. Foram dias de introspecção e de súbitas impressões de descoberta. Mas não passaram de impressões, pois a verdadeira descoberta ainda estava por vir. E veio de um caminho que eu sequer conhecia, à luz de um horizonte que abriu as portas para um mundo novo. Um mundo em que a amizade e o companheirismo são as principais riquezas do ser humano; onde a filosofia que rege a vida é o ato de servir ao próximo e de estar sempre atento às necessidades dos menos favorecidos - é a nossa oportunidade de demonstrar gratidão; onde a atividade profissional é a força que distingue e complementa a humanidade; onde o capital é fruto da integração social dos povos - o dinheiro, aqui, não é o fim que justifica todos os meios, é sim o meio que garante os melhores fins: a dignidade, a liberdade e a paz.
Esse novo mundo é realmente novo, tem pouco mais de 100 anos, mas com certeza já proporcionou milhares de redescobertas. Seu nome é sinônimo de rodízio, o que pode ser interpretado como a experiência de se colocar, a cada momento, em um lugar diferente, provocando descobertas e novas leituras da vida. Já dizia o seu fundador: "Por um momento, esqueça-se de si mesmo. Procure sentir as alegrias e as amarguras dos outros". No centro de sua bandeira, está grafado o lema: "Dar de si antes de pensar em si".
Fundado a exatos 104 anos pelo advogado americano Paul Harris, esse é o Rotary. É o mundo que deu asas à minha ânsia de sentir a vida sob uma nova ótica, de apaixonar-me pelo abstrato, de sentir a verdadeira razão de estar aqui, de descobrir o que me move, de ser aprovada no teste em que o bem se sobrepõe ao mal, pelo simples reconhecimento de estar no lugar certo.
O Rotary é o mundo em que é possível tocar as estrelas. E elas atendem pelo nome... às vezes de Walter*, às vezes de Dóris*!

* Walter Vaz (EGD 2002/2003)
* Dóris Vaz (EGD 2008/2009)

3 comentários:

  1. Jô! este blog está ficando super legal! adorei!

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o rotary oportuniza coisas boas e saudáveis, parabéns pelo teu trabalho Jô, bjão.

    ResponderExcluir

Fotos de Lavras do Sul

Fotos de Lavras do Sul
Rincão do Inferno, by Ronai Rocha

Casarão de Lavras do Sul, by Ronai Rocha

Igreja Matriz Santo Antônio, by Ronai Rocha

Praia do Paredão, by Nina Boeira

Rincão do Inferno, by Ronai Rocha

Mantiqueira, by Alice Severo

Detalhe Igreja e Clube Comercial, by Ronai Rocha